Ed. Le Quartier Granbery
Rua Batista de Oliveira, 1164 sala 1108 – Centro
Juiz de Fora – Minas Gerais
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Serviços
1. Avaliação do desenvolvimento em bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos e meio
(domínios cognitivo, motor, linguagem, socioemocional, comportamento adaptativo e risco psíquico)
O Desenvolvimento do Ser humano se subdivide em 5 domínios básicos, a título de estudo: cognitivo, socioemocional, comportamento adaptativo, motor (fino e amplo) e linguagem (receptiva e expressiva). Todas essas áreas se inter-relacionam. Quando os pais (ou o médico) percebem que algo na criança não vai bem, utilizamos instrumentos validados para pesquisar o que pode estar ocorrendo e ter uma visão geral de como está cada um desses domínios citados. Um atraso na fala, uma dificuldade motora ou até mesmo uma alteração de comportamento repentina, devem ser investigados o mais breve possível para, se necessário for, iniciar uma intervenção na área que estiver em déficit. Na Ser Bebê, além de avaliarmos essas 5 áreas, vamos além, utilizando instrumentos de detecção precoce de sinais de risco psíquico ou seja, avaliamos entraves que podem estar dificultando a constituição da subjetividade nos bebês e crianças pequenas. A avaliação com as crianças é feita de forma ludica, com base em brincadeiras estruturadas e alguns itens permitem o envolvimento dos pais, facilitando a testagem e também promovendo uma reflexão a eles sobre as habilidades e dificuldades de seus filhos. Com a análise das informações realizada chegamos então aos resultados, que são apresentados e explicados à família em uma sessão específica para essa finalidade. A partir daí o profissional já ciente das áreas de força e limitação da criança, pode então traçar o plano de intervenção, caso seja necessário e iniciar essa nova etapa do trabalho clínico.
2. Psicoterapia infantil
A psicoterapia infantil é uma prática da Psicologia que tem como objetivos promover o bem-estar e a qualidade de vida da criança, como também reduzir os sintomas já instalados e que lhe causem sofrimento. Todas as crianças passam por várias etapas de desenvolvimento, nas quais é esperado que adquiram certas habilidades e competências. Muitas vezes, por fatores internos ou externos, a criança apresenta dificuldades em certas fases desse desenvolvimento e não adquire essas habilidades, o que faz com que o seu processo de desenvolvimento seja prejudicado. Além disso, acontecimentos marcantes como a morte ou a doença de algum membro da família, a separação dos pais, o nascimento de um irmão, a mudança de cidade ou de escola, podem influenciar e causar ansiedade na criança. Nesses momentos pode ser necessário auxiliá-la para identificar, compreender e lidar com seus próprios sentimentos sobre estas novas situações. É na psicoterapia então que a criança se relaciona com uma escuta ativa, podendo expressar todo o seu mundo interno e aprendendo outras maneiras de comunicar emoções e sentimentos como a raiva, a tristeza, a frustração, o medo, a saudade.
3. Consultas Touchpoints
As consultas Touchpoints se referem aos períodos e eventos previsíveis no desenvolvimento da criança em cada idade, nos quais seus comportamentos se alteram causando impacto a toda a família. Eles costumam preceder avanços no desenvolvimento da criança, apesar de serem acompanhados por certa frustração e falta de autoconfiança dos pais, daí a importância desse encontro com o profissional do desenvolvimento. As consultas Touchpoints são realizadas com os pais de acordo com a idade de sua criança. São elas: recém-nascido, 3 semanas, 6-8 semanas, 4 meses, 7 meses, 9 meses, 12 meses, 15 meses, 18 meses, 2, 3 4, 5 e 6 anos. Se seu pequeno (a) possui uma dessas idades e você tem interesse em saber mais sobre seu desenvolvimento, a consulta Touchpoints é para você e sua família.
4. Programa Ser pais - Orientação de pais
Para os pais que se preocupam com o comportamento e o desenvolvimento de seus filhos, o programa Ser pais, da Ser Bebê, vem ajudá-los a construir estratégias efetivas de intervenção e acompanhamento para contribuir com o crescimento de crianças saudáveis, felizes e bem-sucedidas nas suas interações sociais. O Programa é composto de 8 sessões estruturadas, em que trabalhamos questionamentos da parentalidade como também pontos específicos da demanda da família e da criança. Ele traz como benefícios: aumento do grau de autoconfiança dos pais, mais estratégias para lidar com situações-problema que envolvem a criança, desenvolvimento de habilidades para incentivar comportamentos positivos nos filhos, melhora na qualidade de vida e aumento da consciência e controle emocional da família.
5. Programa de Intervenção nas interações pais-filhos “Desenvolver sorrindo”
A família é o principal contexto no qual as crianças exercitam competências que vão adquirindo com o apoio dos adultos de referência. Esse desenvolvimento recebe influência de vários fatores: da família, da própria criança e do meio em que ela está inserida. Neste contexto, a relação pais-filhos constitui um recurso emocional, intelectual, cognitivo e comportamental que permite à criança explorar os ambientes sociais e físicos, sendo então essa interação precoce um veículo de satisfação das necessidades nos seus primeiros anos de vida. Na Ser Bebê vemos esse processo de desenvolvimento da criança como sendo bidirecional, pois ele é construído com base nas necessidades básicas das crianças e nas respostas dos pais às mesmas. Com base em modelos teóricos de Intervenção precoce, disponibilizamos este programa focado nas crianças de 0 a 3 anos. Ele é constituído de 8 sessões, as quais são compartilhados com os pais ‘segredos’ relacionados a fase de desenvolvimento de sua criança como também atividades que levem à interação pais-filhos positiva, tendo o intuito de possibilitar à criança a possibilidade de um desenvolvimento pleno.
6. Pré-natal psicológico
A descoberta da gravidez costuma ser um momento de muita alegria para a família: a chegada de um bebê traz em si a possibilidade de uma nova vida para todos a sua volta. A mulher, em especial, é a que mais sente as mudanças dessa nova etapa, pois é ela que gesta o bebê, mas não somente ele: ela também gesta sonhos, dúvidas, angustias. Com base no Modelo Touchpoints, criado pelo pediatra americano Berry Brazelton, a Ser Bebê oferece às famílias, com os encontros de Pré-natal psicológico, o conhecimento necessário para ajudar no desenvolvimento do bebê, o cuidado aos pais, para que se sintam acolhidos e ouvidos em seus questionamentos e o cuidado à criança, para que esteja em um ambiente que favoreça seu pleno desenvolvimento. A base teórica que rege nossa prática são os Touchpoints, períodos e eventos previsíveis no desenvolvimento da criança, nos quais seu comportamento pode ser mais desafiador, impactando consequentemente, nas crenças e interações dos pais. Esse impacto tende a causar frustração e falta de confiança em suas próprias potencialidades, fragilizando-os. O nascimento de uma criança é um deles.
O objetivo desses encontros então é esclarecer temas comuns às gestantes, como questões inerentes às alterações das emoções, aos cuidados com o bebê nos primeiros meses, às funções parentais, à relação do casal. Apesar das maiores mudanças acontecerem na mulher, o pai também é muito bem-vindo, pois dessa forma ele também terá acesso às informações para exercer sua paternidade de forma mais segura, contribuir nas decisões referentes à criança e apoiar a mulher, que agora exercerá também o belo, mas desafiador, papel de mãe.
7. Programa Baby Signs®
Na década de 80, duas doutoras americanas descobriram que bebés entre os 10 meses e os 2 anos usavam espontaneamente gestos simples para representar palavras que não fossem capazes de reproduzir. Eles podiam franzir o nariz como “cheirar” para “flor”, bater na perna para “cão” e bater os braços para “pássaro”. Elas questionaram então o que aconteceria se os pais ajudassem no processo? Assim começou a grande descoberta na comunicação entre pais e crianças chamado de Programa Baby Signs®, uma comunicação natural para bebés que os ajuda a usar gestos simples e fáceis de usar para comunicarem o que vêem, o que precisam e mesmo como se sentem – muito antes de conseguirem falar. Baseado em décadas de pesquisas, podemos dizer com confiança que o Programa Baby Signs® traz grandes benefícios para os bebês e suas famílias. Alguns desses benefícios: aumenta as capacidades intelectuais; aumenta o respeito dos adultos pelas competências dos bebés; fortalece a relação pais-criança; promove o desenvolvimento emocional positivo; reduz choros e birras; reduz dentadas e outros comportamentos agressivos; promove a confiança entre bebês e cuidadores; ajuda os cuidadores a serem mais observadores e responsivos e capacita para uma linguagem “universal”.
8. NBO™ - Newborn Behavior Observations System
O Sistema de Observações Comportamentais do Recém-nascido – NBO™ – é uma ferramenta projetada para ajudar pais e profissionais a compartilharem juntos a singularidade fascinante de um bebê (de 0 a 3 meses) através de seu comportamento, que é a sua forma de comunicação, sua linguagem. Ter disponibilidade para observar e entender esses sinais, movimentos e respostas, significa entender o que esse bebê está dizendo, quem ele é, o que gosta e o que não lhe agrada. A sessão de NBO™ é individual, sendo realizada apenas com o bebê e seus cuidadores. É observado nela um total de 18 itens, que normalmente cobrirão: capacidade de habituar-se à luz e ao som (proteção do sono); tônus motor e nível de atividade; capacidade de autorregulação (incluindo choro e consolo); resposta ao estresse (índices do limiar do bebê para estimulação); capacidades visuais, auditivas e social-interativas. Observar esses comportamentos mostrará os pontos fortes do bebê e também identificará o tipo de apoio que ele precisa. Essas observações têm o objetivo de fornecer orientações individualizadas sobre o bebê para sua família. Depois de uma sessão de NBO™, os pais tendem a sentir que conhecem melhor seu bebê e têm um maior engajamento na sua relação com ele, como também sentem maior confiança no profissional que os acompanha, estando mais abertos às orientações sobre o desenvolvimento da criança.
9. Cineminha
É comum que as pessoas se imaginem no lugar dos personagens e tentem pensar ou ver através deles. Essa identificação possibilita uma elaboração de pensamentos, sentimentos e emoções e pode ajudar no processo de autoconhecimento e fortalecimento pessoal. O cinema como ferramenta lúdica, pode proporcionar ainda inúmeros benefícios, como por exemplo: facilitar a compreensão de si mesmo, auxiliar na inserção de novos hábitos e ajudar a evolução pessoal com a adoção de uma nova perspectiva e um novo olhar para enfrentar determinadas situações da vida cotidiana. Nas sessões de cineminha, os participantes usam a imaginação, identificam-se, fazem conexões e encontram semelhanças entre o que é visto na tela e suas experiências de vida. Após a apresentação do filme, são realizadas atividades lúdicas que trabalham: Habilidades sociais e de comunicação; Desenvolvimento da empatia e gentileza; Fortalecimento pessoal e autoestima; Relações positivas com familiares. Dentre outros temas específicos de cada filme.
10. Terapia baseada em Lego®
A Terapia baseada em Lego é um modelo terapêutico criado em 1997, nos Estados Unidos, pelo neuropsicólogo Daniel LeGoff. Nele existem regras e papéis específicos que são primordiais para a promoção de interações sociais em pequenos grupos de crianças com TEA. Seus objetivos principais são: Identificação com os companheiros; Participação em resolução de problemas; Experimentação de objetivos grupais e beneficio mútuo; e melhora da autoeficácia social.
11. Intervenção precoce de 0 a 3 anos.
A Intervenção precoce é necessária quando algum déficit é identificado na Avaliação do desenvolvimento do bebê ou da pequena criança. Tal déficit pode se apresentar em um (ou vários) domínios – cognitivo, linguagem, motor, comportamento adaptativo ou socioemocional – e/ou ainda na estruturação psíquica da criança. O objetivo da intervenção é proporcionar possibilidades do desenvolvimento de tais áreas por meio das sessões com a criança e seus pais.